Blog Oficial

Este é o Blog Oficial da Clínica Elaboração - Terapias e Cursos. Aqui você irá encontrar artigos sobre saúde, notícias sobre a clínica, calendário de eventos e muito mais!

SAIBA MAIS SOBRE DISLEXIA

Distúrbio ligado à leitura, tem diagnóstico difícil e as escolas estão pouco preparadas para ajudar seus alunos.
            Diz o “Aurélio” que dislexia é uma incapacidade de compreensão do que se lê, devido à lesão no sistema nervoso central. A dislexia não se trata de uma lesão ou até mesmo de uma incapacidade, mas sim de um distúrbio, uma dificuldade. A pessoa tem dificuldade de compreender o que lê e conseqüentemente também não escreve com desenvoltura e firmeza. Mas não terá qualquer impedimento de aprendizagem. Entretanto, quando o distúrbio não é percebido a tempo, as cobranças se acumulam (“você não aprende nada, você é preguiçoso”). A auto-estima é atingida e outros conflitos podem se somar.
Características
·        Leitura: a pessoa tem dificuldade de fazer leitura linear (seguida) e de compreender o que lê, faz leitura lenta e silabada, com desempenho inferior a seu nível de escolaridade.
·        Ortografia: repetição, na escrita, das confusões feitas na leitura.
·        Troca: dificuldade para identificar palavras escritas, até mesmo as mais familiares. É comum trocar letras ou mesmo sílabas e seqüências de palavras.
·        Visual: dificuldade para ler e compreender mapas e gráficos.
·        Pré-alfabetização: há sintomas que podem ajudar no diagnóstico precoce. Os pais e professores devem ficar alerta para imaturidade no trato com outras crianças, atraso no desenvolvimento da fala, dificuldade para identificar cores e aprender rimas e canções, desatenção e coordenação motora deficiente, entre outras coisas.
Crianças com diagnóstico descoberto e acompanhamento fonoaudiológico, psicológico e psicopedagógico e com o apoio da família e da escola, poderão chegar ao mesmo “ponto” de desenvolvimento de outras crianças. Elas vão criar seus mecanismos de compensação, suas estratégias para seguir em frente.
Cláudia Dias
Fonoaudióloga Clínica
CRFª 8246-RJ